quinta-feira, 18 de março de 2010

Darfur: "Le silence tue*"

Darfur é uma região do oeste do Sudão, país africano situado a norte e dono de uma extensão considerável de terreno para cultivo.
O governo é dirigido por uma comissão militar desde 1989, liderada por Omar al-Bashir e o país rapidamente se transformou num Governo de orientação fundamentalista islâmica.
A região do Darfur, actualmente, sofre uma das piores crises humanitárias do século XXI, classificada como genocídio por Colin Powell (antigo Secretáriode Estado dos E.U.A.), em 2004.
O conflito que, oficialmente, se mantém desde Fevereiro de 2003, opõe as milícias governamentais, as Janjawid, aos guerrilheiros rebeldes não-muçulmanos. Os relatos de guerra contam que estas milícias atacam e bombardeiam aldeias, arransando-as e matando civis de etnia e cultura diferentes. Paralelamente, roubos de bens, terras e animais e violações também se verificam.
Darfur é, assim, uma região pautada pelo confronto entre duas realidades culturais distintas, deixando um rasto de destruição e morte. Como consequências, estima-se que a guerra civil tenha provocado 400 000 mortes e o movimento de 2 milhões de refugiados.
Com este blog pretende-se que várias perspectivas e opiniões entrem em confronto, ajudando a perceber e consciencializar a verdade escondida.
Como estímulo ficam duas opiniões opostas: os mass media consideram o conflito como "limpeza de etnia" e "genocídio", assim como os E.U.A.. Em contraste, a China defende o Sudão internacionalmente e veta qualquer operação, pois é uma grande parceira comercial, levando a que as Nações Unidas ainda não possam ter intervindo.

* O silêncio mata, Nicolas Sarkozy

3 comentários:

  1. Belo textinho, queremos mais posts!

    ps: já avisei cá em casa que vamos para o darfur um ano!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado guilherme. Em breve vamos postar, esteja atento..

    ResponderEliminar
  3. A comunidade nacional deveria tomar posiçao a favor do Darfur nomeadamente as Naçoes Unidas.

    Achei bastante interessante este blog, vao postando...

    ResponderEliminar