quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Desafio Moral para a Comunidade Internacional"

O conflito no Darfur, apesar de pouco massificado, é discutido por inúmeras pessoas em várias reuniões internacionais.
Hoje comentam-se as premissas e conclusões lançadas numa reunião do Conselho Mundial de Igrejas (notícia de Setembro de 2009) sobre o conflito.
Uma vez mais, o comité do CMI volta a debater a violência no Sudão, declarando ser "um desafio moral para o Mundo".
Condenando as atrocidades massivas cometidas contra civis inocentes , instiga o Governo do Sudão a "assumir a responsabilidade plena de proteger os seus cidadãos" e a " permitir a assistência humanitária ininterrupta para alcançar toda a população que sofre no Darfur"; e acima de tudo faz um apelo à urgência do cumprimento de todas as declarações e acordos de paz firmados pelo Governo sudanês.
Invoca-se, também, o activismo das nações africanas e da comunidade internacional no apoio e suporte ao processo de paz, " através de um diálogo construtivo com todas as partes envolvidas no conflito", manifestando o reconhecimanto do trabalho de alguns países.
Outro agradecimento dirige-se ao "rol significativo das Igrejas do Sudão em promover o diálogo inter-religioso e trabalhar pela paz, justiça, reconciliação e respeito à dignidade e bem-estar de todos os habitantes do Sudão".
Como remate final e usual, encoraja todos os cristãos a orar "pelo fim das hostilidades no Darfur e uma paz duradoura no Darfur".

Não posso deixar de comentar, mesmo no presente texto, a indignição que sinto ao verificar que tantos apelos, reuniões, debates foram levados a cabo, mas revelaram-se infrutíferos, sobre esta temática...
Vemos que, por um lado existe a China, com os seus interesses económicos a sobreporem-se aos interesses filantropos, mostrando um paralelo entre o seu egoísmo crescente e a sua economia que, traduzindo em termos práticos, vê-se que o interesse na crise do Darfur é inversamente proporcional a interesses económicos (com todas as suas trafulhices e atentados aos direitos humanos). Por outro, temos a ONU e todos os países intervenientes interessados em acordos de paz em constantes reuniões para debater este conflito, mas a única ajuda disponibilizada tem sido patrulhamento e tropas para o Darfur e Chade, com o intuito de ajudar e proteger as vítimas. Isto porque, a China veta, manifestamente, a invasão, tão desejada, das Nações Unidas. E, por último, temos todos os cristãos e não-cristãos a orar e esperar pelo fim do conflito, nada podendo fazer em concreto.
Obviamente, um conflito com forças tão poderosas e segredos e interesses tão escondidos, não é cessado sem muito esforço e anos de discussão diplomática. É triste assistir a uma crise desta dimensão mas será , certamente, com alegria que o Mundo irá receber a notícia do restablecimento de paz (mesmo com as suas contradicções de violência estrutural)....

Sem comentários:

Enviar um comentário